O vice-prefeito Ricardo Faria recebeu a visita dos representantes da embaixada francesa no Brasil, para discutir propostas de cooperação mútua, com intuito de promover o intercâmbio cultural entre os dois países. A reunião também foi acompanhada pela secretária de Cultura, Monique Pacheco.
Segundo o vice-prefeito Ricardo Faria, a proposta de intercâmbio cultural pode impulsionar as ações culturais do município, além de fortalecer o vínculo entre Contagem e a França.
“Foi uma reunião muito proveitosa, com a possibilidade de estreitar as relações de Contagem com a França do ponto de vista da cultura, o intercâmbio audiovisual. Propomos o encaminhamento da assinatura de um termo de cooperação entre a embaixada francesa e o município”, adiantou.
Entre os projetos discutidos, estão previstas exibições de filmes franceses, projetos de teatro e dança, exposições e trocas de experiências. Monique Pacheco pontuou que o foco é viabilizar ações presenciais para que, gradativamente, a população contagense volte a ocupar os espaços da cidade, com segurança e cumprindo de forma rigorosa os protocolos de combate a Covid-19.
“Estamos animados para concretizar essas parcerias, trazendo um pouco da França para Contagem e levar um pouco da nossa cidade para a França. A partir de agora, vamos conversar mais para construir a nossa agenda de exibição, tanto de cinema, quanto exposições, seminários, formações e tudo que for possível dentro da nossa realidade”, afirma.
Também foi discutida a possibilidade de realização dos eventos nos territórios do município. “Mais que uma marca, é um compromisso da atual gestão, para que possamos pensar políticas públicas nos territórios, nos lugares onde as pessoas estão vivendo. Estamos trabalhando para planejar o investimento necessário para que a população se conheça, se sinta incluída nas políticas públicas independentemente de onde ele mora e vive”, disse Pacheco.
Representando a embaixada francesa, Philippe Makany, por sua vez, falou sobre os projetos culturais, exposições, cinemateca, programas voltados ao público infantil, com oficinas de teatro, mímica, literatura, que poderiam ser implementados na cidade. “A ideia é trazer um pouco da França para Contagem e levar Contagem para a França com essa troca”, disse.
Educação
Philippe Makany também sugeriu a inserção da língua francesa na grade curricular da rede municipal de Educação. Segundo ele, a ação proporcionaria aos jovens de Contagem condições mais favoráveis para futuras oportunidades de especialização acadêmica no país europeu.
“Existe uma abertura para brasileiros estudarem na França e o grande empecilho é o idioma, por isso viemos conversar sobre a inclusão da nossa língua nas escolas de Contagem com a formação dos professores de toda a rede pública”, reforçou.
Presenças
Também participaram da reunião, ocorrida na quinta-feira (5/8), o subsecretário de Educação, Anderson Cunha; o subsecretário de Cultura Marcelo Bones; a diretora do Centro Universitário UNA Contagem, Tatiana Puiati e o cônsul honorário da França Manoel Pereira Bernardes.
Repórter Rômulo Abreu
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS